sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tornado F2 atingiu Santa Bárbara

Um tornado deixou um rastro de destruição no último sábado, 28 de julho, no município gaúcho de Santa Bárbara do Sul. Nesta quarta o prefeito Mário Roberto Utzig Filho entregou ao governo do Estado e encaminhou ao Ministério da Integração Nacional um levantamento apontando prejuízo acima de R$ 7 milhões.

Segundo a MetSul, fotos feitas em um sobrevoo mostram uma faixa de destruição muito bem definida no sentido noroeste-sudeste da cidade. A área tem aproximadamente 300 metros de largura. Outra característica clássica de tornado visualizada pelos meteorologistas é o fato de que árvores caíram em sentidos diferentes, o que não ocorre quando há somente ventos lineares ou microexplosões.

A maioria dos danos observados em Santa Bárbara do Sul é compatível com os prejuízos provocados por um tornado de categoria 1 na escala Fujita, que é quando os ventos variam entre 117 e 180 quilômetros por hora. Em alguns pontos, no entanto, o nível de destruição é típico de tornados F2, quando os ventos podem chegar a 253 quilômetros por hora. "O provável, contudo, é que onde o vento foi mais intenso ele tenha ficado no limite inferior a intermediário da categoria 2, com vento estimado até acima de 200 km/h, suficiente para virar e arremessar carros e camionetes", descreveram os especialistas.

O piloto do avião que fez um sobrevoo na cidade para levantamento das perdas relatou que destroços como telhas foram localizados a até oito quilômetros de distância da sede do município, evidenciando ainda mais a ocorrência de um tornado. "A cortina de uma residência de Santa Bárbara do Sul foi achada sobre uma árvore no município vizinho de Saldanha Marinho. Tornados são capazes de levar objetos a longas distâncias", acrescentaram os técnicos da MetSul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário